Via Verde do Medicamento
Decorreu no passado dia 4 de abril mais uma reunião da Comissão Operacional de Acompanhamento ao mecanismo “Via Verde do Medicamento” (VVM). O encontro juntou representantes da ANF, AFP, ADIFA, GROQUIFAR e APIFARMA, e contou com a presença do Sr. Vice-Presidente do Conselho Diretivo do INFARMED, I.P., Dr. Rui Santos Ivo.
Entre outros assuntos discutiram-se os desafios futuros do mecanismo, que se colocam na sequência da assinatura da revisão do Protocolo de Colaboração entre as entidades parceiras da VVM e que vem introduzir importantes alterações ao mecanismo, nomeadamente o reforço das competências da Comissão Operacional de Acompanhamento e a definição dos critérios de inclusão de forma a possibilitar a entrada de novos medicamentos na VVM.
Com a entrada em vigor do novo Protocolo de Colaboração, a lista de medicamentos incluídos na VVM vai passar a contar com 54 números de registo, tendo sido adicionados 18 novos medicamentos ao mecanismo (fármacos com indicações em diversas áreas terapêuticas, desde psiquiatria, gastroenterologia, diabetes e cardiologia).
Uma vez mais as entidades parceiras sublinharam a importância que o mecanismo tem assumido na melhoria do acesso dos cidadãos aos medicamentos.
O alargamento da VVM à Região Autónoma da Madeira encontra-se em fase final de operacionalização, prevendo-se para breve a assinatura do respetivo Protocolo, que envolve todas as entidades parceiras da VVM em Portugal Continental e ainda a IASAÚDE, I.P.-RAM.
Sistema Nacional de Farmacovigilância divulgado como Best Practice em Berlim
Respondendo ao desafio do INSA, representante de Portugal, conjuntamente com a Fundação para a Ciência e Tecnologia, no consórcio europeu ICPerMed, o Infarmed propôs-se a participar na sessão “Melhores Práticas: Pesquisa e Implementação” na Conferência deste consórcio que se realizará em novembro, em Berlim, tendo sido selecionada a sua comunicação.
A participação do Infarmed visa divulgar amplamente a estratégia definida para a farmacovigilância em Portugal que se sistematiza em 5 vertentes essenciais: Facilitação da comunicação de notificação de suspeitas de Reações Adversas a Medicamentos (RAM), por profissionais de saúde e cidadãos; reforço da descentralização do sistema melhorando a proximidade com profissionais de saúde e doentes; Formação em farmacovigilância; Combate à iliteracia e Intercomunicabilidade entre sistemas.
Em colaboração com o INSA, o sistema nacional de farmacovigilância inicia uma nova abordagem para complementar o conhecimento sobre RAM raras e graves associadas, entre outros, a medicamentos órfãos e terapias avançadas e obter informação mais detalhada sobre a resposta individual (incluindo RAM) aos tratamentos farmacológicos. A recolha desta informação será fundamental para melhor caracterizar as RAM e respetiva frequência em grupos especiais de doentes, contribuindo para a melhoria da investigação genética e da medicina personalizada e, consequentemente, para o reforço da proteção dos doentes.
Mais informações, incluindo o programa da conferência, estão disponíveis em https://www.icpermed.eu/.
Formação em Auditorias a Sistemas de Farmacovigilância
O Infarmed em parceria com a Ordem dos Farmacêuticos e a Unidade de Farmacovigilância Setúbal e Santarém, promove, entre abril e junho de 2018, uma formação em Auditorias e Sistemas de Farmacovigilância.
O curso que se realiza em horário pós laboral, 6ª feira das 18-22 e sábado das 09-13, inicia-se hoje nas instalações do Infarmed.
As sessões a realizar este fim de semana serão orientadas por Rui Loureiro e Fátima Canedo.
Para mais informação consulte https://www.ordemfarmaceuticos.pt