Laboratório do INFARMED renova contrato com a EDQM
para análise de medicamentos inovadores e biossimilares
Em dezembro de 2017, o Infarmed renovou o contrato para análise laboratorial de medicamentes centralizados, com a European Directorate for the Quality of Medicines (EDQM), no âmbito do programa europeu coordenado pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA).
O programa europeu de supervisão da qualidade de medicamentos centralizados, foi iniciado em 1999 pela EMA, e prevê a colheita e análise dos medicamentos pelos laboratórios oficiais a nível europeu (OMCL) sendo que este programa recorre à capacidade e experiência analítica de cada OMCL.
Em 2017, Portugal posicionou-se entre os 3 primeiros laboratórios oficiais no que respeita ao número de medicamentos centralizados analisados, tendo-se especializado desde 2005 na realização de ensaios de atividade biológica em cultura de células, os quais requerem um elevado nível de competência e especialização.
Com esta renovação, o Laboratório do Infarmed confirmou o reconhecimento da sua competência técnica e científica de excelência na área de medicamentos inovadores e biossimilares.
Estatística do Medicamento
Esta semana foi publicado no website do Infarmed a informação relativa à Estatística do Medicamento de 2016.
A relevância da publicação do relatório anual Estatística do Medicamento e Produtos de Saúde 2016, prende-se com a possibilidade do Infarmed transmitir aos seus parceiros, nacionais e internacionais, informação compilada sobre o mercado ambulatório de medicamentos em Portugal e sobre as atividades desenvolvidas nas áreas de competência e regulação.
De destacar a informação sobre os encargos do SNS com medicamentos, que se mantem estável nos 1,23% do PIB.
Poderão ser consultadas outras informações sobre medicamentos, cosméticos e dispositivos médicos.
Esclarecimento sobre notícia de retirada de medicamentos
Nos últimos dias foram publicadas algumas notícias relativas à suspensão de quatro medicamentos pelo Infarmed, na sequência de uma inspeção a um fabricante na Índia.
Esta informação não tem qualquer veracidade, uma vez que tem por base uma circular publicada pelo Infarmed precisamente há um ano.
Esta situação não se verifica atualmente, razão pela qual não se justificam quaisquer procedimentos de recolha de lotes.
A circular informativa relativa a este assunto foi publicada a 3 de janeiro de 2017.