73

N.º Edição


Laboratório do Infarmed -
Renovação da Acreditação

Nos dias 13 e 14 de novembro realizou-se no Laboratório do Infarmed a Auditoria de Renovação da Acreditação pelo Instituto Português de Acreditação.

No âmbito desta auditoria estiveram 80 ensaios, dos quais 28 em acreditação flexível global, de medicamentos, matérias-primas, dispositivos médicos e cosméticos (correspondentes a cerca de 2000 parâmetros analíticos validados).

A auditoria atingiu o seu objetivo, tendo a Direção de Comprovação de Qualidade do Infarmed renovado a sua Acreditação.

De salientar como pontos fortes: o empenho dos colaboradores do Laboratório, competência técnica no setor de ensaios em que atua, e espirito de abertura.


Conselho Executivo da EUnetHTA define novas prioridades em reunião acolhida pelo INFARMED

Decorreu nos dias 14 e 15 de novembro, a reunião do Conselho Executivo da rede europeia de Avaliação de Tecnologias da Saúde - EUnetHTA, do qual o Infarmed é membro. 

O encontro contou com a presença de 24 membros, representando os 16 países participantes no Executive Board, um representante da Direção Geral de Saúde e Segurança dos Alimentos (DG Santé) da Comissão Europeia e ainda com a presença do Conselho Diretivo do Infarmed.

Na reunião foram analisadas as prioridades das futuras avaliações conjuntas no âmbito da avaliação de tecnologias de saúde, e os consequentes impactos na promoção do acesso de medicamentos e dispositivos médicos inovadores.
As formas de interação com as diferentes iniciativas europeias que neste âmbito se encontram em desenvolvimento, nomeadamente a resultante da Declaração de La Valletta, a de BeNeLuxA, a FINOSE e a duas em desenvolvimento englobando diferentes países de Leste, foram outro dos temas em debate.

Durante os dois dias de reunião foi também possível ouvir a perspetiva da Comissão Europeia sobre as diferentes iniciativas europeias em curso na área da avaliação de tecnologias de saúde e antever quais serão os novos desenvolvimentos de governança tendo em vista a promoção do acesso ao medicamento na União Europeia.


Dispositivo Médico de monitorização para diabéticos

O Infarmed concluiu as negociações para o financiamento do dispositivo médico FreeStyle Libre®, que se destina à monitorização dos níveis de glicose no doente com diabetes sem picadas. Estas negociações vêm garantir a comparticipação a 85% para um grupo de doentes com diabetes tipo I, uma doença autoimune que obriga a administração diária de insulina.

O acordo estabelecido com a empresa Abbott prevê beneficiar cerca de 15 mil diabéticos tipo I durante o primeiro ano.

Este dispositivo médico é um novo sistema de monitorização que mede automaticamente os níveis de glicose e está indicado em substituição dos testes até aqui realizados no âmbito da auto-gestão da doença, garantindo um maior controlo das hipoglicémias (baixas de açúcar no sangue) e disponibilizando uma imagem da glicemia do doente correspondente ao período de 24 horas.


Comparticipação de medicamentos para a doença de Crohn

A partir desta semana, as pessoas com doença de Crohn ou colite ulcerosa passam a ter acesso gratuito a mais um medicamento. A lista de medicamentos comparticipados a 100% para estas doenças foi atualizada com a substância vedolizumab, sendo que a prescrição destes medicamentos tem de ser feita por gastrenterologistas.

A doença de Crohn é uma doença inflamatória intestinal crónica de origem desconhecida, caracterizada por períodos de agudização intercalados com períodos quiescentes, e associa-se a uma morbilidade significativa, necessitando de tratamentos variados.

A predominância da doença em faixas de população ativas, a par de uma sintomatologia, na maioria dos casos, incapacitante para o trabalho e fortemente penalizadora da qualidade de vida dos doentes, fez com que fossem tomadas medidas no sentido de minorar os seus efeitos.


Infarmed agora também no Facebook

Com o intuito de chegar mais perto do público em geral, demonstrando o trabalho que é executado diariamente pelos seus colaboradores, o Infarmed está agora presente no Facebook.

Depois de já ter disponíveis páginas institucionais nas redes sociais digitais Twitter e LinkedIn, o Infarmed decidiu criar esta nova página para a qual convida todos os interessados a participar.

E o início foi de facto auspicioso. Com apenas uma semana, o Infarmed consegue chegar aos quatro dígitos de seguidores, conseguindo também largos milhares de visualizações e centenas de partilhas.

O regulador da atividade farmacêutica, medicamentos e produtos de saúde em Portugal, tem agora mais uma fonte de comunicação/informação que servirá de plataforma para as mais recentes novidades na sua área de intervenção.

Convidamos também os nossos seguidores a visitar o nosso website, restantes redes sociais digitais e/ou para esclarecimento de dúvidas, num contacto mais personalizado, com o nosso Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde.