Candidatura nacional é apresentada
na EMA esta quinta-feira (31 agosto)
A candidatura nacional ao acolhimento da sede da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) vai ser apresentada ao Diretor Executivo Guido Rasi esta quinta-feira (31 de agosto) em Londres, numa reunião que contará com a presença do Secretário de Estado Adjunto e das Saúde, Fernando Araújo, a Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, e o vice-presidente do INFARMED, Rui Santos Ivo.
A delegação portuguesa que está hoje na capital britânica vai ter elementos do Ministério da Saúde, do Ministério dos Negócios dos Estrangeiros, do INFARMED, Turismo de Portugal e Câmara do Porto.
O dossiê de candidatura e as mais-valias nacionais para o acolhimento da EMA serão debatidos neste encontro, em que vai estar presente a task force para a relocalização da EMA na sequência do Brexit, que é liderada por Noel Wathion e outros responsáveis da Agência.
INFARMED apresenta Declaração de La Valletta
em reunião de alto nível em Tallin (Estónia)
O INFARMED vai participar numa reunião de alto nível sobre política na área farmacêutica entre os dias 4 e 5 de setembro, em Tallin (Estónia).
Um dos temas a discutir é o das compras conjuntas de medicamentos entre países europeus e é nesse âmbito que Rui Santos Ivo, o vice-presidente do INFARMED, vai fazer uma apresentação sobre a Declaração de La Valletta, um compromisso que uniu já nove países europeus e que outros países pretendem também subscrever.
Outros modelos de sucesso nestas áreas, como o dos países bálticos ou o do Benelux, vão ser também abordados nesta reunião de trabalho. A agenda comum para o futuro e os principais desafios e oportunidades nesta área vão ser temas para outras sessões.
Procedimentos e trabalhos pós-Brexit discutidos
na reunião de Presidentes das Agências do Medicamento
Os Presidentes das Agências do Medicamento (Heads of Medicines Agencies) europeias vão reunir-se entre os dias 5 e 7 de setembro em Tallin (Estónia), no âmbito da presidência estónia do Conselho da União Europeia.
Na agenda mantém-se uma prioridade, que é a da garantia que os trabalhos a nível europeu não são afetados pelas mudanças associadas ao Brexit. Outros temas, como a disponibilidade dos medicamentos a nível europeu e a otimização dos procedimentos regulamentares, vão também estar na agenda.
A reunião da próxima semana contará com a presença da presidente do INFARMED, Maria do Céu Machado.