Boletim Infarmed Noticias: em destaque entrevista
com Guido Rasi, Diretor Executivo da EMA
O Infarmed publicou no seu website a última edição do Infarmed Notícias, com destaque para a entrevista ao diretor executivo da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), Guido Rasi, que faz um balanço da atividade e elenca os desafios da agência.
Guido Rasi afirma que o “impacto da saída do Reino Unido e mudança da EMA vão colocar a Agência sob enorme pressão” e lembra que “A lista de desafios que vão exigir a atenção da Agência Europeia de Medicamentos nos próximos anos é longa” reconhecendo porém, haver “muito pouca folga” para lidar com eles nos tempos mais próximos.
Entre outros aspetos, Guido Rasi destaca a sustentabilidade da investigação, a falta de medicamentos para tratar as infeções com bactérias multirresistentes ou a proteção dos doentes nos casos de ruturas enquanto desafios para os próximos anos, destacando ainda o papel dos profissionais de outros países e da rede de agências, como o Infarmed que, na sua opinião, são alguns dos fatores de sucesso da EMA.
As mudanças na área da farmacovigilância, os comités que foram sendo criados na sequência da complexidade da atividade, como os associados aos medicamentos órfãos, pediátricos ou às terapias avançadas, foram outras áreas abordadas. Poderá aceder aqui à última edição do Infarmed Noticias.
Boletim de Farmacovigilância
Está também disponível no website do Infarmed mais uma edição do boletim de farmacovigilância.
Nesta edição o destaque vai para a informação relativa à utilização do Valproato (ou ácido valpróico) na gravidez e em mulheres em idades fértil. De forma a transmitir esta informação num formato mais acessível, foi desenvolvida uma infografia, tendo como objetivo reforçar as advertências e restrições devidas ao risco de malformações e problemas de desenvolvimento em bebés expostos àqueles fármacos. Trata-se de uma comunicação num suporte condensado, simples, apelativo e de fácil leitura, que destaca as mensagens-chave sobre este assunto.
De destacar também uma possível alteração no paradigma das notificações de Reações Adversas a Medicamentos (RAM), com o crescente interesse no potencial uso das redes sociais como ferramenta para a notificação de RAM, combatendo assim a subnotificação.
Técnicos da agência do medicamento Marroquina
recebem formação no Laboratório do INFARMED
No âmbito do memorando de entendimento, celebrado entre as duas agências congéneres em 2014, estão programadas para 2017, três sessões de formação na área laboratorial, de acordo com o pedido formulado pela agência marroquina
A primeira visita decorreu entre 9 e 10 de março, tendo o Infarmed recebido a segunda delegação da agência marroquina entre 26 a 28 de Julho, constituída por 5 elementos e liderada pela Professora Bouchra Meddah, Directora do Laboratoire Nationale du Contrôle des Medicaments.
Para esta segunda sessão, a agência marroquina solicitou especificamente ao Infarmed formação na área de análise físico-química e sistemas de gestão da qualidade de acordo com a Norma ISO 17025, de modo a permitir uma aprendizagem prática dos procedimentos implementados no Laboratório do Infarmed.
A terceira sessão encontra-se planeada para Outubro, e incidirá sobre a área de ensaios biológicos e microbiológicos.
Estas visitas, que possibilitam à delegação marroquina adquirir conhecimentos sobre a atividade laboratorial do Infarmed, constituem mais um passo para o aprofundar das relações entre a Autoridade Marroquina e o Infarmed, permitindo uma comunicação privilegiada para troca de informação entre as duas autoridades.
Visita de representantes
do Serviço de Saúde Catalão
No passado dia 9 de agosto o Infarmed recebeu a visita do Serviço de Saúde Catalão (CatSalut).
Neste encontro, foram abordados vários temas de interesse comum como: a Avaliação de Tecnologias de Saúde (p. ex. medicamentos órfãos ou imuno-oncológicos); a transparência e a participação dos doentes na tomada de decisões e o envolvimento em redes ou organizações internacionais, tais como EUnetHTA.
Na reunião estiveram presentes Josep Torrent-Farnell, responsável pela área do medicamento, Joaquim Delgadillo Duarte e Tona Lizana, por parte do Infarmed estiveram presentes Rui Santos Ivo e Sofia Oliveira Martins, membros do Conselho Diretivo, juntamente com os colegas de várias direções deste Instituto.