56

N.º Edição


Infarmed divulga mais informação
Sobre utilização de medicamentos aos Hospitais

O INFARMED vai ter um papel mais proativo na divulgação de informação, para uma utilização mais eficiente de medicamentos. Para isso pretende dotar os hospitais e os profissionais de saúde de informação mais completa sobre a avaliação de medicamentos e sobre o desempenho das unidades na sua utilização. Esta foi uma das medidas anunciadas pela presidente do Conselho Diretivo, Maria do Céu Machado, durante a reunião de acompanhamento dos hospitais do SNS, organizada pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).

Além do benchmarking disponível no site do INFARMED, o objetivo é elaborar e facultar a cada hospital um dashboard com áreas nucleares como a utilização de medicamentos biológicos, a infeção VIH/sida, a prescrição para levantamento nas farmácias comunitárias ou ainda dados sobre o uso de antibióticos.

Foram divulgadas informações relevantes como a redução de doses administradas de antibióticos nos hospitais e um maior uso de medicamentos genéricos e biossimilares, apesar de se manter o crescimento do gasto com medicamentos no último ano.

O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, encerrou a sessão com palavras de “reconhecimento aos hospitais”, afirmando que “estão mais resolutivos, mais coesos e mais pacificados.”


Infarmed conclui avaliação
de 30 medicamentos em 2017

O Infarmed concluiu 30 processos distintos de avaliação de medicamentos inovadores no primeiro semestre de 2017. Destes 30, 14 foram aprovados e 16 foram indeferidos ou arquivados na sequência do pedido da empresa. Foi ainda ultrapassado o volume de aprovações do período homólogo (nove).

O resultado do primeiro semestre vem ao encontro das metas definidas para 2017 de manter ou ultrapassar o número de moléculas comparticipadas ou financiadas no Serviço Nacional de Saúde em 2016. Recorde-se que no ano passado foi possível atingir um volume recorde de 51 medicamentos inovadores.

Estão já em fase final de negociação mais cerca de 30 processos no Infarmed, esperando-se que estejam concluídos nas próximas semanas.

Aprovados mais de 17 mil tratamentos
para doentes com hepatite C

O Serviço Nacional de Saúde aprovou 17591 tratamentos a doentes com hepatite C em quase dois anos e meio. De acordo com dados do Portal da Hepatite C, gerido pelo INFARMED, já foram iniciados 11792 tratamentos até ao momento.

Em relação ao sucesso dos tratamentos, a taxa de cura situa-se nos 96,5%, já que, dos 6680 tratamentos concluídos, apenas 241 doentes não ficaram curados.

Este ano, somaram-se mais duas alternativas aos medicamentos que eram utilizados e que são financiados de forma centralizada.

Infarmed monitoriza efetividade de medicamentos
e dispositivos na área da oncologia

O INFARMED vai trabalhar em articulação com o Registo Oncológico Nacional (RON) no âmbito da monitorização da efetividade dos medicamentos e dispositivos médicos na área do cancro.

Para cumprir este objetivo, o INFARMED irá efetuar um registo de dados para cada tipo de situação, podendo ainda apurar informação no âmbito da prática clínica não experimental, além da monitorização já referida.

O RON é um registo centralizado de dados de todos os doentes oncológicos diagnosticados ou tratados no País e, além dos tratamentos, irá abranger toda a atividade prestada pelas instituições, rastreios, vigilância epidemiológica e a investigação.

A lei que regula o RON, publicada a 14 de julho, entra em vigor no dia 1 de janeiro de 2018.