49

N.º Edição


Infarmed eleito para Comité Coordenador
da Rede Europeia de Laboratórios Oficiais

Na reunião anual da Rede OMCL (Official Medicines Control Laboratories), que decorreu em Budapeste nos dias 15 a 19 de Maio, o Infarmed foi eleito para membro do Comité Coordenador desta Rede Europeia de laboratórios oficiais de comprovação da qualidade de medicamentos (General European OMCL Network  Advisory Group).

O GEON Advisory Group coordena as atividades europeias de análise laboratorial de medicamentos no seio da Rede OMCL, composta por 58 membros e 11 associados e integra, para além dos laboratórios oficiais de comprovação da qualidade de medicamentos da União Europeia/Espaço Económico Europeu, países como a Suíça, Canadá, Israel e Singapura.

O GEON foi estabelecido em 1995, no âmbito do Conselho da Europa e tem como principal objetivo coordenar o controlo laboratorial independente, efetuado pelos laboratórios oficiais.

O Laboratório do Infarmed mantem-se como um dos OMCL com uma elevada participação a nível europeu, tendo sido o 4º laboratório que efetua o controlo laboratorial de mais medicamentos MRP/DCP, e o 6º laboratório que mais medicamentos hemoderivados analisa, no âmbito da libertação oficial de lote.


Atualização das plataformas
de registo de Dispositivos Médicos

De forma a facilitar e simplificar a sua utilização foram atualizadas as plataformas do Infarmed de registo de dispositivos médicos por fabricantes e mandatários (FABDM) e por distribuidores (SDIV).

No caso da plataforma FABDM as vantagens serão o preenchimento das referências em bloco, a possibilidade de gestão dos dados offline e ainda, a redução do tempo necessário para o registo e alterações.

Na plataforma SDIV as principais alterações são a possibilidade de atribuição em bloco de um mesmo código NPDM (Nomenclatura Portuguesa do Dispositivo Médico) a todas as referências de um mesmo registo de dispositivo médico, sendo possível também efetuar o carregamento desta informação através de um ficheiro CSV e a possibilidade de obtenção imediata de declaração comprovativa de registo do dispositivo médico, para os dispositivos médicos que ainda não tenham Código de Dispositivo Médico (CDM). Esta declaração atesta que o distribuidor por grosso notificou ao Infarmed os dispositivos médicos por si comercializados. Existe ainda a possibilidade de obtenção imediata de declaração comprovativa de procedimento de codificação em curso. Esta declaração é emitida para dispositivos médicos que ainda não tenham CDM, para efeitos de apresentação em concursos públicos.

Programa Simplex +

Está disponível no website do Infarmed um vídeo com as 9 medidas implementadas no ano passado no âmbito do Programa Simplex + 2016.

Com a preocupação central de simplificar o acesso à informação e à submissão e gestão eletrónica de processos, estas medidas abrangem um leque diversificado de áreas, que vão desde os prestadores de cuidados de saúde e promotores de ensaios clínicos até aos distribuidores e farmácias, procurando assim estar cada vez mais próximo do cidadão, dos profissionais de saúde e de todos os agentes do setor.

As nove medidas implementadas foram: Portal CAUL – Pedidos de Autorização de Vacinas e Derivados do Sangue; ADMED – Aquisição Direta de Medicamentos mais simples; POUPE NA RECEITA – Nova versão da app que permite ao utente poupar no custo dos seus medicamentos; CDM – Acesso mais simples à informação sobre dispositivos médicos; RNEC – Registo e submissão de pedidos de ensaios clínicos; SMUH – Submissão eletrónica de pedidos de Autorizações de Introdução no Mercado (AIM), alterações e renovações; AUTORIZAÇÕES PONTUAIS – Submissão e gestão eletrónica de processos e monitorização da despesa; SIATS – Gestão do circuito de comercialização do medicamento e LICENCIAMENTO + - Submissão e gestão eletrónica de processos de licenciamento;

Estas ferramentas encontram-se disponíveis na área dos Serviços Online do website do Infarmed. Veja o vídeo informativo sobre estas 9 medidas.

Poupe na Receita

O Infarmed disponibiliza, a partir de hoje, um vídeo informativo sobre o "Poupe na Receita", uma aplicação mobile gratuita que permite aos utentes poupar na compra de medicamentos identificando as opções mais baratas.

Este vídeo, divulgado no website e redes sociais do Infarmed (Twitter e LinkedIn), pretende demonstrar de forma simples as diferentes funcionalidades disponibilizadas e as vantagens da sua utilização.

Desde 2016, esta aplicação regista um total de 132.699 downloads realizados através dos dois sistemas operativos disponíveis, iOS e Android. No sistema iOS o total de downloads é de 81.840 e no sistema Android é de 50.859 o que representa uma forte adesão dos cidadãos às vantagens permitidas pela aplicação.

Saiba mais sobre o "Poupe na Receita" através do website ou veja o novo vídeo informativo.