Reunião entre o Infarmed e
Associações de doentes
Cerca de 40 associações de doentes compareceram no dia 22 de março à reunião promovida pelo Infarmed.
A reunião, onde estiveram presentes os membros do Conselho Diretivo do Infarmed, Professor Henrique Luz Rodrigues (Presidente) e Professor Helder Mota Filipe (Vogal), serviu para apresentar o projeto “Incluir”, que tem como objetivos: criar uma maior proximidade com as associações de doentes; transformar a relação com as associações de doentes numa prática regular que traga benefícios para ambas as partes; possibilitar que as associações de doentes possam construir posições mais informadas sobre os processos em que o Infarmed é interveniente e ainda promover a partilha de responsabilidade com as associações de doentes na informação aos seus associados.
Este encontro de trabalho serviu ainda para a apresentação de alguns tópicos que foram identificados como prioritários pelas associações de doentes, como a “Publicidade a medicamentos não sujeitos a receita médica”, apresentado por Mário Beja Santos da Plataforma Saúde em Diálogo e “A participação pública no âmbito do Infarmed – Perspetiva dos cidadãos / pessoas com doença” apresentado por Sofia Crisóstomo do Projeto Mais Participação, Melhor Saúde e contou também com a presença de Débora Miranda do Programa Nacional de Educação para a Saúde - Literacia e Auto Cuidados.
Infarmed dá Formação a técnicos da
Agência do medicamento marroquina
No âmbito do memorando de entendimento, celebrado entre as duas agências congéneres, em 2014, o Infarmed recebeu uma delegação da agência marroquina, a Direção do Medicamento e da Farmácia do Ministério da Saúde do Reino de Marrocos.
Esta visita inseriu-se num conjunto de três sessões de formação, na área laboratorial, de acordo com o pedido formulado pela agência marroquina.
Para esta primeira sessão, a agência marroquina solicitou especificamente ao INFARMED formação de duas técnicas do Laboratoire Nationale du Contrôle des Medicaments na área de validação de métodos de análise de química farmacêutica, tendo sido seguido um modelo de estágio on the job training que permite uma maior proximidade com a atividade laboratorial e uma aprendizagem prática dos procedimentos do laboratório do Infarmed.
Esta visita, que possibilitou à delegação marroquina adquirir conhecimentos sobre a atividade laboratorial do Infarmed, constitui mais um passo para o aprofundar das relações entre a Autoridade Marroquina e o Infarmed, permitindo uma comunicação privilegiada para troca de informação entre as duas autoridades.
Informação para doentes sobre biossimilares
publicada pela Comissão Europeia
A Comissão Europeia tem publicado no seu website uma atualização de informação para os doentes sobre medicamentos biosimilares. Esta informação, disponível em várias línguas, oferece aos pacientes acesso a informações imparciais e confiáveis.
O objetivo principal desta revisão é fornecer aos pacientes informações em linguagem fácil de entender, apesar da complexidade do conceito.
Esta informação de consenso sobre os medicamentos biossimilares foi elaborada por e para doentes, conjuntamente com representantes da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), da Comissão Europeia e seus parceiros: Fórum Europeu de Doentes “European Patients Forum” (EPF), Federação Europeia das Associações da Doença de Crohn e Colite Ulcerosa (EFCCA), Comité Permanente de Médicos Europeu “Standing Committee of European Doctors” (CPME), Federação Europeia de Indústrias e Associações Farmacêuticas (EFPIA), Associação Europeia de Bio-indústrias (EuropaBio) e Medicamentos para a Europa “Medicines for Europe”.
A próxima reunião organizada pela Comissão, sobre a adoção de medicamentos biosimilares na União Europeia, terá lugar a 5 de Maio de 2017 e contará com a presença de um representante do Infarmed.
Reunião dos Ministros da Saúde Europeus
Decorreu no passado dia 20 de março, em Malta, uma reunião informal com a presença dos Ministros da Saúde da União Europeia, estando Portugal representado por Adalberto Campos Fernandes, Ministro da Saúde Português e Henrique Luz Rodrigues, Presidente do Infarmed.
Este encontro teve várias sessões temáticas como por exemplo a obesidade em crianças, com especial destaque para as ações que devem continuar a ser desenvolvidas, como a promoção de estilos de vida saudáveis (dieta, exercício, etc); HIV/SIDA, neste ponto a discussão centrou-se no acesso aos medicamentos, diagnósticos e medidas de prevenção; Doenças Raras, onde se continuou a discutir o acesso a medicação e possíveis plataformas de colaboração entre os estados membros e na última sessão foi discutida a possibilidade da criação de uma estrutura que permita a mobilidade de médicos especialistas entre os países da UE, de forma a obterem mais formação nas suas áreas de especialidade.