38

N.º Edição


INFARMED E USAID ESTABELECEM
PARCERIA NA ÁREA LABORATORIAL

O Laboratório do Infarmed recebeu recentemente uma representante da USAID (Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional) e uma delegação do Laboratório Nacional de Controlo de Qualidade de medicamentos (LNCQM) de Moçambique, no âmbito de um memorando de entendimento entre o regulador português e o Departamento Farmacêutico do Ministério da Saúde de Moçambique (MISAU).

Nesta visita foi possível à delegação moçambicana adquirir um conhecimento alargado sobre a atividade do laboratório. Por outro lado, fruto da colaboração existente entre a USAID e o LNCQM foi estabelecida uma parceria entre o Infarmed e a USAID visando a melhoria da capacidade laboratorial da congénere Moçambicana.

A USAID tem trabalhado desde 1992, em conjunto com a USP (United States Pharmacopheia - Farmacopeia Americana) para ajudar os países em desenvolvimento a lidar com questões críticas relacionadas com a qualidade dos medicamentos.

Esta parceria é alicerçada no programa Promoting Quality of Medicines – PQM (Promoção da qualidade dos medicamentos), financiado em 35 milhões de dólares, e que visa garantir a qualidade, segurança e eficácia dos medicamentos essenciais para as doenças consideradas prioritárias pela USAID, particularmente a malária, HIV/AIDS e a tuberculose.


ANVISA VISITA INFARMED NO ÂMBITO
DE PROJETO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA

O Infarmed recebeu nos dias 9 e 10 de março um grupo de peritos do Brasil, no âmbito de uma visita técnica que tem como objetivo conhecer as iniciativas de diversos países para a monitorização e avaliação dos indicadores de saúde.

A delegação brasileira, que inclui elementos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, veio a Portugal no âmbito do Projeto Elaboração de Indicadores para Avaliação das Ações de Vigilância Sanitária.

Responsáveis das delegações portuguesa e brasileira partilharam estratégias e resultados em matérias como a Utilização e Gestão de Risco e Medicamentos, os dispositivos médicos, Segurança do doente ou sistemas de informação. Para o efeito, estiveram, presentes representantes de outros organismos do SNS, como a Direção-Geral da Saúde e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

DOENÇAS RARAS E VIH/SIDA EM FOCO
NA REUNIÃO DE MINISTROS DA SAÚDE

O ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes e o presidente do Conselho Diretivo do Infarmed, Henrique Luz Rodrigues, vão participar numa reunião informal de ministros da Saúde em Malta, nos próximos dias 19 e 20 de março, no âmbito da presidência maltesa da União Europeia.

Este encontro tem como principais pontos de debate o aumento da prevalência do excesso de peso e obesidade nas crianças e a necessidade de estratégias conjuntas para a infeção VIH/sida.

Na área do medicamento, pretende-se encontrar um equilíbrio entre a sustentabilidade e o acesso a tratamentos e serviços altamente especializados. Uma das áreas consideradas prioritárias em termos de colaboração além-fronteiras é a das doenças raras.