Recorde de aprovações de medicamentos inovadores
Em 2016 foi aprovado o maior número de medicamentos inovadores de sempre em Portugal. Durante o ano, o Infarmed aprovou o financiamento ou a comparticipação de 51 medicamentos, 35 dos quais de uso hospitalar, o que
representa um acréscimo de 38% em relação a 2015.
A nível hospitalar, destacam-se as aprovações na área da oncologia, com 13 novos medicamentos em áreas como a do cancro da próstata, mieloma, mama, pulmão, linfoma ou leucemia.
Há ainda novos tratamentos para as doenças reumáticas como a artrite reumatoide, artrite psoriática ou espondilite anquilosante, mas também VIH, hepatite C ou doença de Parkinson.
As aprovações destinadas a uso hospitalar quase triplicaram em relação a 2015 e superaram em 52% os resultados alcançados em 2014, que foi o ano com mais aprovações de sempre, depois de 2016. Estas aprovações serão capazes de reduzir em cerca de 40% o número de Autorizações de Utilização Excecional (AUE), a que os hospitais recorrem enquanto os processos de avaliação estão em curso.
24º Aniversário do Infarmed
O Infarmed comemora esta semana o seu 24º aniversário.
24 anos de existência que se iniciaram a 15 de janeiro de 1993 quando o Infarmed foi criado como instituto regulador, dando-se início em Portugal a um verdadeiro sistema de regulação que permitiu a supervisão da qualidade, segurança e eficácia do medicamento em todo o seu circuito e mais tarde dos
Produtos de Saúde (Dispositivos Médicos e Cosméticos).
Com perto de 350 trabalhadores em que 73% estão colocados em carreiras técnicas. Hoje o Infarmed é reconhecido, a nível nacional e internacional, pelo seu importante papel na proteção da saúde dos portugueses, visível no cumprimento de um serviço público com qualidade, rigor e transparência.