03

N.º Edição

Indicadores das farmácias hospitalares disponíveis no site
do Infarmed

No início do mês, o Infarmed lançou no seu site uma área dedicada à farmácia hospitalar, que será atualizada regularmente e alvo de uma melhoria contínua. É possível encontrar informação relativa às inspeções que são realizadas a serviços farmacêuticos hospitalares e a entidades com autorização de aquisição de medicamentos, bem como alguns dos seus resultados.

De destacar a informação de benchmarking hospitalar, em que se comparam consumos de biossimilares, de antibióticos ou das substâncias mais dispensadas, havendo indicadores de utilização e encargos. Disponíveis ainda estão orientações e publicações úteis nestas matérias.

Apesar de a informação estar aberta ao público em geral, destina-se sobretudo aos serviços farmacêuticos dos hospitais, contribuindo para uma melhoria contínua das instituições.

Aceda aqui à área da farmácia hospitalar.

Comissões de farmácia e terapêutica reunidas no Infarmed

Mais de 50 Comissões de Farmácia e Terapêutica, integradas nos hospitais e nas Administrações Regionais de Saúde, vão analisar os dados de consumo global de medicamentos no país e unir esforços para melhorar a sua utilização e a monitorização.

A reunião destas comissões está agendada para o dia 12 de julho no Infarmed e vai ser presidida pelo ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes.

Os medicamentos utilizados na área da oncologia e da esclerose múltipla serão dois dos pontos a discutir, havendo ainda oportunidade para avaliar a nova área de farmácia hospitalar do site do Infarmed.

O papel da Comissão de Avaliação de Tecnologias de Saúde (CATS) e da Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica também fará parte do programa, que contará com a presença do presidente do Conselho Diretivo do Infarmed Henrique Luz Rodrigues.

Infarmed partilha estratégias de avaliação
de medicamentos com a Grécia

Identificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como autoridade de referência, o Infarmed recebeu, nos dias 7 e 8 de julho, uma delegação das autoridades gregas, composta por médicos, farmacologistas e economistas. A comitiva foi acompanhada por uma responsável da OMS, o organismo que promoveu a visita de estudo a Portugal.

Numa altura em que a Grécia se depara com fortes medidas de restrição e reformas em áreas distintas, no âmbito do memorando de entendimento em vigor, a área do medicamento é uma das que prevê maiores mudanças, em matéria de preços, compras centralizadas, bem como a criação de um centro de avaliação e tecnologias.

Foi especialmente este último objetivo que trouxe a comitiva a Portugal. O Conselho Diretivo e outros dirigentes e técnicos do Infarmed partilharam a sua experiência na avaliação de tecnologias, apresentando o quadro regulador e a experiência e organização do Infarmed, as metodologias de avaliação e práticas associadas à avaliação da inovação e da negociação de preços e condições de financiamento.

A visita incluiu também uma sessão de trabalho com a Direção da Comissão de Avaliação de Tecnologias de Saúde (CATS).

Dispositivos médicos e com fins estéticos têm novos regulamentos

Lentes coloridas, equipamentos de lipossucção, lasers e outros equipamentos, mesmo que de uso estético, vão passar a ter de cumprir a legislação aplicável aos dispositivos médicos.

Os novos regulamentos aplicáveis aos dispositivos médicos e aos dispositivos médicos de diagnóstico in vitro foram aprovados este mês a nível europeu e deverão ser implementados entre 2020 e 2022 na União Europeia.

Foi com o objetivo de apresentar estas mudanças que o Infarmed realizou uma manhã informativa no dia 6 de julho. Estes regulamentos, que tiveram uma forte participação do Infarmed ao longo de quatro anos de trabalhos, vão trazer uma maior monitorização ao setor, seja antes e após a entrada no mercado, a rastreabilidade e uma maior transparência legislativa, que será comum a toda UE.