200

N.º Edição

INFARMED recebe Medalha de Ouro por serviços prestados na resposta à pandemia

O INFARMED recebeu esta quarta-feira, 9 de março, a Medalha de Ouro de Serviços Distintos do Ministério da Saúde, atribuída pela Ministra da Saúde, em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no âmbito da resposta à Covid-19.

A cerimónia teve lugar no INFARMED, contando com a presença da Ministra da Saúde, do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde e do Secretário de Estado da Saúde, e distinguiu diferentes instituições do Ministério da Saúde diretamente envolvidas no combate à pandemia, que se distinguiram no aconselhamento técnico prestado à tutela, nas diversas áreas científicas, desde a epidemiologia às ciências sociais, onde pontificou o desenvolvimento, avaliação e monitorização das vacinas.

Marta Temido, Ministra da Saúde, no discurso que proferiu na cerimónia, referiu que “A primeira palavra não podia deixar de ser de reconhecimento, agradecimento e apreço, a todos os que foram hoje agraciados com a Medalha de Ouro de Serviços Distintos do Ministério da Saúde, às equipas que os acompanham, bem como às famílias que servem de suporte”, reconhecendo a exigência dos dois últimos anos para todos os presentes nesta sessão.

Ao longo dos últimos dois anos, o INFARMED tem sido palco de vários eventos relacionados com a pandemia, desde a apresentação do Plano de Vacinação contra a COVID-19, às muitas reuniões com especialistas de várias entidades e academia, para que a estratégia de adequação das medidas de resposta à Covid-19 estivesse suportada na melhor evidência científica.

O INFARMED, no âmbito das suas competências, contribuiu, entre muitas solicitações, para o acesso às vacinas, abrangendo a aquisição e a avaliação regulamentar a nível nacional e europeu, aos medicamentos e dispositivos médicos necessários para responder às necessidades desta situação de emergência de saúde pública, em estreita articulação com as entidades nacionais e europeias, num espírito de solidariedade, diálogo e colaboração reforçada.

Rui Santos Ivo, Presidente do INFARMED, a propósito da distinção hoje recebida, enaltece “o papel de todos os colaboradores do INFARMED, I.P. cuja dedicação tem sido inexcedível, em todas as áreas da nossa atividade, a eles se devendo o reconhecimento externo que temos recebido. Num contexto que ainda nos desafia todos os dias, mas ao qual temos mostrado ser capazes de responder em prol da proteção da saúde pública, agimos com rapidez e eficácia” e, como sublinhou a Ministra da Saúde na cerimónia, «como fiel da balança», enquanto regulador “procurando sempre encontrar soluções inovadoras, a nível nacional e europeu fomos capazes de dar resposta efetiva às necessidades dos doentes. Nesse sentido continuamos num esforço continuo de adaptação, mas a trabalhar com os olhos postos no futuro pós-pandemia, em que queremos fazer melhor, ser mais ágeis e estarmos bem preparados para os desafios nacionais e europeus. O que aprendemos e ainda aprenderemos durante esta fase marcará a nossa atuação, sempre num espírito de abertura e de diálogo e colaboração reforçadas.”

A cerimónia contou com a presença de todo o Conselho Diretivo do INFARMED, Rui Santos Ivo, António Faria Vaz e Cláudia Belo Ferreira, bem como com os dirigentes das mais instituições do Ministério da Saúde também distinguidas.

O evento agraciou os elementos do grupo de peritos que apoiaram o Governo no quadro das denominadas reuniões do INFARMED, sobre a Situação Epidemiológica, no âmbito da gestão da pandemia COVID-19. e que incluiu a diretora de da Unidade de Avaliação Científica do INFARMED, Fátima Ventura, enquanto face visível de um vasto grupo de colaboradores e peritos do INFARMED que trabalharam intensamente ao longo destes mais de 2 anos e cujo esforço e dedicação foram essenciais ao desempenho do INFARMED e que hoje é reconhecido.

O Conselho Diretivo dirigiu a todos os colaboradores do INFARMED uma comunicação a acompanhar esta honrosa distinção, sublinhando que foi «…com imenso orgulho que nós, INFARMED, I.P., recebemos a medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde, Grau Ouro, pelo contributo relevante na área da Saúde e no contexto do combate à pandemia COVID-19».

Tal honrosa distinção traduz bem, e mais uma vez com toda a justiça, o empenho, profissionalismo e dedicação dos colaboradores do INFARMED à nossa missão ao mesmo tempo que reitera a posição de credibilidade e mérito desta instituição na área da Saúde e na nossa sociedade.


https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/03/09/sessao-comemorativa/