
EUnetHTA 21: cooperação na avaliação de tecnologias de saúde
A EUnetHTA 21 é um consórcio representado por 13 agências europeias na área da  avaliação de tecnologias de saúde que dará continuidade ao trabalho conduzido  no âmbito da cooperação conjunta da EUnetHTA (que terminou em maio de 2021).
			        
			        O contrato firmado a 17 de setembro de 2021 tem o seu foco nas questões  metodológicas, em específico em áreas onde existem opiniões divergentes, com o  propósito de servir o novo quadro jurídico de cooperação na avaliação de  tecnologias de saúde, que entrará em vigor com a publicação do Regulamento  Europeu de Avaliação de Tecnologias de Saúde, o qual foi concluído durante a  Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.
			        
			        Serão, ainda, realizadas no âmbito do referido contrato, avaliações  clínicas conjuntas e será fornecido aconselhamento científico conjunto. Este  aconselhamento decorrerá em paralelo com a Agência Europeia do Medicamento (EMA  na sigla em inglês) para tecnologias de saúde ainda na fase de desenvolvimento  clínico.
		            
	              Todas estas atividades preveem a interação com representantes das diversas  partes interessadas (stakeholders), nomeadamente, associações de  doentes, profissionais de saúde, indústria farmacêutica, academia e  organizações e iniciativas internacionais, ou da União Europeia, relevantes na  avaliação de tecnologias de saúde.

INFARMED agraciado com a Medalha de Honra da Ordem dos Farmcêuticos
 
			       
	                A Direção Nacional da Ordem dos Farmacêuticos deliberou, por unanimidade,  “atribuir a Medalha de Honra da Ordem dos Farmacêuticos ao INFARMED, I.P. como  forma de reconhecimento do trabalho desenvolvido, nos últimos 28 anos, com  especial enfoque para o esforço, empenho e resiliência apresentados, durante o  período de pandemia bem como durante a Presidência Portuguesa do Conselho da  União Europeia”.
                    
                    A Medalha de Honra da Ordem dos Farmacêuticos foi entregue ao Sr.  Presidente do INFARMED, Rui Santos Ivo, na Sessão Solene do Dia do Farmacêutico  que se realizou no passado sábado, dia 25 de setembro, no Museu Nacional  Machado de Castro, em Coimbra.
                    
                    Esta Medalha de Honra é o reconhecimento público do esforço extraordinário  que a organização fez para dar a melhor resposta possível em circunstâncias  absolutamente excecionais. Tal só foi possível com o esforço e dedicação de  cada um dos colaboradores.
                    
                    Pode aceder à Sessão Solene do Dia do Farmacêutico 2021, nas plataformas digitais da Ordem dos Farmacêuticos.

INFARMED acolhe estágio do Projeto BERC-Luso
 
				   
	                O BERC-Luso, um projeto de Capacitação Ética e Regulamentar nos Países  Africanos de Língua Oficial Portuguesa, organizou, de 12 a 18 de setembro de  2021, o estágio intensivo "Investigação biomédica e ensaios clínicos:  capacitação, regulamentação e ética".
                    
                    Este estágio teve lugar em Lisboa, nas instalações do INFARMED, I.P. e da  Comissão de Ética para a Investigação Clínica (CEIC), reunindo cinco formandos  de cada um dos países parceiros, num total de 25 profissionais.
                    
                    A sessão de abertura decorreu no dia 12 e contou com a presença de todos os  membros do consórcio (INFARMED, I.P. - representado pelo seu Presidente, Rui  Santos Ivo, Ordem dos Farmacêuticos, CEIC e Cátedra UNESCO de Bioética),  membros da Embaixada de Moçambique, o Embaixador de Angola, o Presidente do  Instituto de Higiene e Medicina Tropical, entre outras individualidades.

Alteração nas Boas Práticas de Distribuição
 
				   
	                Foi publicada a 13 de setembro a Deliberação n.º 946/2021, que determina a alteração do regulamento das boas práticas de distribuição  (BPD) por grosso de medicamentos de uso humano. Esta deliberação entrará em  vigor no primeiro dia útil do mês de outubro.
	                
	                O referido diploma legal visa a harmonização do  Regulamento das BPD de medicamentos para uso humano, anexo à Deliberação n.º  047/CD/2015, de 19 de março, atualmente em vigor em território nacional, com as  Diretrizes Europeias da Comissão Europeia, de 05 de novembro de 2013, relativas  às BPD de medicamentos para uso humano, nomeadamente, no que respeita à  monitorização e controlo da humidade relativa durante o transporte de  medicamentos, o que implicou a revisão do referido regulamento. 

INFARMED Notícias
 
				   
	                
	                A mais recente edição do magazine Infarmed Notícias, foi  publicada durante o mês de agosto.
	                
	                Nesta edição, o grande destaque vai para o importante papel do INFARMED na  Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (PPUE), que decorreu no  primeiro trimestre de 2021.
	                
	                Nas várias páginas dedicadas à exigente participação do INFARMED na PPUE,  podemos ainda ler a entrevista ao Presidente do INFARMED, Rui Santos Ivo, que  liderou a instituição a uma prestação de excelência, definindo prioridades e  opções técnicas e políticas que, consequentemente, se traduzirão em ações  concretas que envolvem todos os Estados Membros da União Europeia.
                    
                  De destacar também os testemunhos de várias individualidades da área do  medicamento na europa e representantes da rede de Agências de Medicamentos da  União Europeia.  

Legislação
	              
      Este  segmento da INFARMED Newsletter divulga a seleção das últimas  alterações de legislação, relevantes para a atividade do INFARMED, publicadas em Diário da República e Jornal Oficial da  União Europeia. De momento a compilação da legislação está disponível no  separador ‘Legislação Compilada’ na área COVID-19 no  website do INFARMED. 
      
      
      Diário  da República 
      
      Despacho n.º 9390/2021 - Aprova  o Plano Nacional para a Segurança dos Doentes 2021-2026 (PNSD 2021-2026)
      
      Portaria n.º 200/2021 - Define o regime excecional de comparticipação no preço  das vacinas pneumocócicas
      
      Declaração de Retificação n.º  31/2021  - Retifica a Lei n.º 68/2021, de 26 de agosto, «Aprova os princípios gerais em  matéria de dados abertos e transpõe para a ordem jurídica interna a Diretiva (UE) 2019/1024 do Parlamento Europeu e do Conselho, de  20 de junho de 2019, relativa aos dados abertos e à reutilização de informação  do setor público, alterando a Lei n.º 26/2016, de 22 de agosto»
      
      Deliberação n.º 956/2021  - Cria no INFARMED, na dependência da Direção de Avaliação de  Tecnologias de Saúde, a Unidade de Gestão da Avaliação e Acesso de Medicamentos
      
      Deliberação n.º 946/2021 - Alteração do Regulamento das  Boas Práticas de distribuição por grosso de medicamentos de uso humano
      
      Resolução do Conselho de Ministros n.º 131/2021 - Aprova a Estratégia para a Transformação Digital da  Administração Pública 2021-2026 e o respetivo Plano de Ação Transversal para a  legislatura
      
      Despacho n.º  8951/2021 - Determina que as receitas médicas nas quais  sejam prescritas exclusivamente vacinas contra a gripe, para a época gripal de  2021/2022, emitidas a partir de 1 de julho de 2021, são válidas até 31 de  dezembro do corrente ano
      
      Despacho n.º 8826/2021 - Determina a renovação, por seis meses, do mandato da  task force para a promoção do «Plano de Operacionalização da Estratégia de  Testagem em Portugal» 
      
      Resolução  do Conselho de Ministros n.º 123/2021 - Autoriza a despesa com a  aquisição de serviços de realização de testes rápidos de antigénio em  estabelecimentos de educação e ensino
      
Jornal  Oficial da União Europeia
        
        Resolução    do Parlamento Europeu, de 17 de setembro de 2020, sobre    a escassez de medicamentos — como fazer face a um problema    emergente (2020/2071(INI))