![](images/1.png)
Comissão Europeia apresenta Estratégia Farmacêutica para a Europa
A Comissão Europeia apresentou esta semana a Estratégia Farmacêutica para a Europa.
A Estratégia tem quatro objetivos principais que visam garantir o acesso a medicamentos baratos para os doentes e responder a necessidades médicas (na área da resistência antimicrobiana, do cancro e das doenças raras, por exemplo), apoiar a competitividade, a inovação e a sustentabilidade da indústria farmacêutica da UE e o desenvolvimento de medicamentos de elevada qualidade, seguros, eficazes e mais ecológicos. Pretende ainda reforçar os mecanismos de preparação e resposta a situações de crise e abordar a questão da segurança do aprovisionamento, assim como, garantir uma presença europeia forte no mundo, ao promover um elevado nível das normas de qualidade, eficácia e segurança.
Esta estratégia permitirá à Europa responder às suas necessidades farmacêuticas, mesmo durante crises como a que enfrentamos atualmente, graças à criação de cadeias de abastecimento sólidas. A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen no seu discurso sobre o estado da União, referiu que “A pandemia de coronavírus veio mostrar que temos uma necessidade vital de reforçar os nossos sistemas de saúde. Precisamos de ter acesso a medicamentos seguros, eficazes e de elevada qualidade a preços acessíveis. Nesta altura de grande desafio económico e social que a UE enfrenta, a estratégia hoje adotada garantirá que a Europa e os europeus continuarão a beneficiar desses medicamentos. Insto os Estados-Membros e o Parlamento a consagrar esta abordagem que começaremos a concretizar já nos próximos três anos e continuaremos depois.”
![](images/2.png)
Próximas presidências da UE avaliam Estratégia Farmacêutica para a Europa
Na sequência da publicação da Estratégia Farmacêutica da União Europeia (UE) pela Comissão Europeia, os principais representantes das próximas Presidências da UE (Portugal e Eslovénia) e dos Países Baixos, apresentaram as suas perspetivas sobre o que deve ser priorizado e debateram os próximos passos na política farmacêutica europeia.
No evento, “The Presidencies perspective on the pharmaceutical strategy: Europe’s to-do list on access to medicines”, participaram Rui Santos Ivo, Presidente do Infarmed, Momir Radulovic, Diretor-Executivo da Agência Eslovena de Medicamentos e Marcel van Raaij, representante do Ministério da Saúde holandês.
Poderá aceder aqui à sessão.
![](images/3.png)
Chefes das Agências de Medicamentos e EMA
divulgam declaração sobre a aprovação de vacinas
Os Chefes das Agências de Medicamentos (HMA) e a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) divulgaram uma declaração conjunta sobre a forma apropriada para as empresas apresentarem os pedidos de autorização de comercialização e os processos de aprovação de vacinas.
Na declaração conjunta, as autoridades reguladoras especificam que a maioria das vacinas COVID-19 estão incluídas no âmbito do procedimento centralizado, conforme legislação da União Europeia (Regulamento 726/2004), visto que as vacinas são produzidas por processos biotecnológicos. Para os casos em que a vacina em desenvolvimento é composta por um vírus totalmente inativado ou vírus vivo atenuado, os HMA e a EMA também recomendam que os titulares da autorização de introdução no mercado sigam o procedimento centralizado para que, caso a vacina seja aprovada, esteja disponível para todos os membros estados simultaneamente.
“De acordo com padrões predefinidos de qualidade, segurança e eficácia que protegem adequadamente os pacientes da UE e todas as pessoas que recebem medicamentos ou vacinas, a EMA, em estreita cooperação com especialistas da NCA em comitês científicos, usa procedimentos acelerados para acelerar o processo. O objetivo é fornecer avaliações de aplicativos de alta qualidade no mais curto espaço de tempo possível, garantindo ao mesmo tempo opiniões científicas robustas. Portanto, as aplicações da vacina COVID-19 devem ser avaliadas por meio do procedimento centralizado e, além do próprio procedimento centralizado, o mecanismo de aconselhamento científico da EMA deve ser usado sempre que necessário, para aconselhar os desenvolvedores sobre os requisitos de qualidade, segurança e eficácia que devem ser cumpridos para entrar no mercado europeu”, afirmam a EMA e os HMA no comunicado.
![](images/4.png)
Webinar “Antibióticos em tempo de COVID-19”
Decorreu, no passado dia 26, o Webinar “Antibióticos em tempo de COVID-19”. Uma sessão virtual moderada por Carlos Alves, Presidente da Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica (CNFT) do Infarmed e José Artur Paiva Diretor do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e das Resistências aos Antimicrobianos (PPCIRA) da DGS.
Na sessão de abertura, António Faria Vaz, Vice-Presidente do Infarmed, salientou que “No momento em que somos confrontados com a pandemia por COVID-19 e em que assinalamos o Mês do Antibiótico, importa refletir nas oportunidades e desafios que este momento nos coloca sobre a qualidade de prescrição em meio ambulatório e hospitalar”.
Neste sentido, o Infarmed, em parceria com a Direção-Geral da Saúde (DGS), organizou este webinar relativo ao tema “Antibióticos em tempo de COVID-19”, em que foi possível aceder aos dados mais recentes de consumos de antibióticos e debater com os especialistas o padrão de prescrição deste grupo de medicamentos em Portugal.
O evento decorreu no âmbito da campanha interinstitucional em que participaram o Infarmed, a Direção-Geral de Saúde e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, no mês em que se assinala a Semana Mundial dos Antibióticos e o Dia Europeu do Antibiótico (18 de novembro).
Este webinar foi transmitido em direto na página oficial do Infarmed no Facebook onde poderá ser revisto.
![](images/5.png)
Workshop Virtual “How are vaccines developed, approved and produced”
A AICIB, a EATRIS Portugal e a PtCRIN encontram-se a promover, numa iniciativa conjunta, uma série de workshops designados “Science Talks”, os quais incidirão sobre diversas temáticas de interesse atual em saúde.
A primeira “Science Talk” realizou-se no dia 25 de novembro 2020, em formato virtual, sobre a temática “How vaccines are developed, approved and produced?” que teve como principais objetivos:
• Reunir investigadores da área clínica e de translação e PMEs que tenham interesse no desenvolvimento e produção de vacinas;
• Aumentar o conhecimento nacional no que respeita ao desenvolvimento, aprovação e produção de vacinas;
• Disseminar as infraestruturas e experiência nacional;
• Identificar constrangimentos nacionais e medidas para melhoramento.
A sessão pretendeu também esclarecer, de uma forma científico–regulamentar, o que são, como são desenvolvidas e produzidas as vacinas, assim como, o seu funcionamento, resultando numa viagem desde os estágios de desenvolvimento à sua aprovação.
Em 2021 espera-se pelo menos mais duas “Science Talks” com temas igualmente contemporâneos como medicina personalizada ou biomarcadores na validação clinica, entre muitas outras possibilidades.
![](images/leg.png)
Legislação
Este segmento da INFARMED Newsletter divulga a seleção das últimas alterações de legislação, relevantes para a atividade do INFARMED, publicadas em Diário da República e Jornal Oficial da União Europeia. De momento a compilação da legislação está disponível no separador ‘Legislação Compilada’ na área COVID-19 no website do INFARMED.
Diário da República
Decreto do Presidente da República n.º 59-A/2020 - Diário da República n.º 227/2020, 1º Suplemento, Série I de 2020-11-20149106929 - Renova a declaração do estado de emergência, com fundamento na verificação de uma situação de calamidade pública
Resolução da Assembleia da República n.º 87-A/2020 - Diário da República n.º 227/2020, 1º Suplemento, Série I de 2020-11-20149106930 - Autorização da renovação do estado de emergência
Despacho n.º 11737/2020 - Diário da República n.º 231/2020, Série II de 2020-11-26 - Determina a constituição de uma task force para a elaboração do «Plano de vacinação contra a COVID-19 em Portugal», integrada por um núcleo de coordenação e por órgãos, serviços e organismos de apoio técnico
Declaração de Retificação n.º 47-B/2020 - Diário da República n.º 229/2020, 3º Suplemento, Série I de 2020-11-24149595359 - Segunda retificação ao Decreto n.º 9/2020, de 21 de novembro, da Presidência do Conselho de Ministros, que regulamenta a aplicação do estado de emergência decretado pelo Presidente da República
Decreto n.º 9/2020 - Diário da República n.º 227-A/2020, Série I de 2020-11-21149103950 - Regulamenta a aplicação do estado de emergência decretado pelo Presidente da República
Decreto-Lei n.º 99/2020 - Diário da República n.º 227-B/2020, Série I de 2020-11-22149220108 - Altera as medidas excecionais e temporárias relativas à pandemia da doença COVID-19
Declaração de Retificação n.º 47/2020 - Diário da República n.º 227-B/2020, Série I de 2020-11-22149220109 - Retifica o Decreto n.º 9/2020, de 21 de novembro, da Presidência do Conselho de Ministros, que regulamenta a aplicação do estado de emergência decretado pelo Presidente da República
Despacho n.º 11418-A/2020 - Diário da República n.º 225/2020, 1º Suplemento, Série II de 2020-11-18 148963929 - Determina a operacionalização do reforço da capacidade de rastreio das autoridades e serviços de saúde pública para realização de inquéritos epidemiológicos, para rastreio de contactos de doentes com COVID-19 e seguimento de pessoas em vigilância ativa
Portaria n.º 270/2020 - Diário da República n.º 226/2020, Série I de 2020-11-19148963301 - Regulamenta as matérias relativas à publicitação de procedimento concursal, prazos, forma de apresentação de candidatura, notificações e utilização de meios eletrónic
Jornal Oficial da União Europeia