125

N.º Edição


Simpósio “Inovação em Farmacovigilância”

Enquadrado nas comemorações do 25º aniversário do Infarmed, realizou-se no passado dia 10 o Simpósio Inovação em Farmacoigilância. O evento, que decorreu nas instalações do Infarmed, abordou temas como as novas metodologias em Farmacovigilância, na vertente organização e implementação, com a moderação da Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, Ana Paula Martins e, na vertente sobre a participação dos utentes, moderada por Inês Alves, Vice-Presidente da EUPATI Portugal.
Nas outras duas sessões os temas referiam-se às novas tecnologias em farmacovigilancia e à presença de Portugal no sistema europeu de Farmacovigilância.

O Conselho Diretivo do Infarmed apoiou e participou ativamente no Simpósio que contou ainda, entre outros, com representantes da AEMPS, Dolores Montero e Edurne Lazaro e da Agência Europeia de Medicamentos, Peter Arlett, que apresentou uma sessão especial subordinada ao tema The Future of European  Pharmacovigilance.

O desafio lançado para a apresentação de posters, alusivos ao tema do Simpósio, teve uma adesão muito positiva, com a sala de exposições do Infarmed a receber as cerca de 40 participações.

O evento foi ainda aproveitado para o lançamento do livro “Farmacovigilância em Portugal”. A obra que se pretende seja uma referência para utilização no ensino académico, bem como no estudo/pesquisa para profissionais de saúde, universidades, ordens profissionais e instituições, tem como principal objetivo a promoção e divulgação da farmacovigilância como ferramenta essencial na gestão do risco e segurança do medicamento em contexto real após a sua comercialização.


Relatório da OCDE apresentado no Infarmed

Foi apresentado em primeira mão, na Conferência Facing the Challenges: Equity, Sustainability and Access coorganizada pelo Infarmed e a OMS – Europa, o relatório Pharmaceutical Innovation and Access to Medicinesda OCDE.

Este relatório analisa o importante papel dos medicamentos nos sistemas de saúde, descreve as tendências recentes nos gastos e financiamento farmacêuticos e, resume as abordagens utilizadas pelos países da OCDE para determinar a cobertura e a fixação de preços. O documento destaca ainda as preocupações atuais para os governantes, como o aumento dos preços de novos medicamentos; preocupações sobre o custo em algumas áreas terapêuticas; desafios em antecipar a chegada de medicamentos muito eficazes para doenças altamente prevalentes; aumentos acentuados nos preços de produtos sem patente; e o aparente desalinhamento dos incentivos atuais para o desenvolvimento de tratamentos para certas condições.

O relatório também descreve o papel da indústria biofarmacêutica nas economias da OCDE, examina o processo de I&D farmacêutica e seu financiamento e analisa os riscos, custos e retorno do investimento em P & D para a indústria.


Infarmed reforça posição de Portugal na União Europeia
no Sistema Europeu de Avaliação: Medicamentos Órfãos

No âmbito do seu trabalho no Committee for Orphan Medicinal Products (COMP) da Agência Europeia do Medicamento, referente à avaliação de pedidos de designação órfã, que mais tarde se transformarão em medicamentos órfãos, o Infarmed obteve em 2018, uma posição de destaque no sistema Europeu de Avaliação: 2ª posição como coordinatorship na avaliação de pedidos de designação para medicamentos órfãos.

A avaliação do pedido de designação órfã é efetuada pelo COMP. O Infarmed é representado pela Unidade de Avaliação Científica (DAM-UAC), da Direção de Avaliação de Medicamentos do Infarmed, responsável pela avaliação dos processos de designações órfãs distribuídos a Portugal. As áreas de intervenção da DAM-UAC na avaliação de designações órfãs são especificamente na área das patologias neurológicas e doenças metabólicas.


Infarmed realiza questionário sobre potencial impacto
do Brexit nos medicamentos aprovados em Portugal

Os titulares de Autorização de Introdução no Mercado devem assegurar os procedimentos adequados para permitir a continuidade do fornecimento dos medicamentos no mercado no contexto da saída do Reino Unido da União Europeia, devendo agir com antecedência suficiente para evitar qualquer impacto.

Com o objetivo de recolher as informações mais atualizadas sobre as ações e medidas planeadas e executadas, o Infarmed lançou um questionário que deve ser respondido até 19-12-2018: para aceder https://extranet.infarmed.pt/survey/index.php/353946?lang=en


Futuros Farmacêuticos visitam Infarmed

O Infarmed, no âmbito da sua atividade, recebe visitas de alunos de várias escolas, principalmente da área das ciências farmacêuticas, para dar a conhecer a atividade desenvolvida pelo Laboratório da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde.

Recentemente recebeu a visita de alunos da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e também do Instituto Universitário Egas Moniz – Monte da Caparica, no âmbito da Unidade Curricular de Qualidade em Ciências Farmacêuticas.

Os alunos visitaram a área da Química e Tecnologia Farmacêutica, Biologia e Microbiologia, e puderam conhecer os vários tipos de equipamento e métodos de ensaio associados à supervisão laboratorial de medicamentos, cosméticos e dispositivos médicos, realizada pelo Infarmed.


Boas Festas

O Conselho Diretivo do Infarmed deseja a todos os leitores da Infarmed Newsletter, um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.

A publicação volta em 2019!

Até para o ano!