124

N.º Edição


Rede europeia EATRIS:
Infarmed participa nas reuniões do Board of Governors,
Board of National Directors & Platform Chairs

O Infarmed participou, no dia 29 de novembro, nas reuniões do Board of Governors, Board of National Directors & Platform Chairs da rede europeia de investigação clínica e de medicina translacional (EATRIS), a que Portugal aderiu em maio.

A presidente do Infarmed, Maria do Céu Machado, membro do órgão de governação da EATRIS e a Diretora nacional da EATRIS, Claudia Faria, apresentaram a estratégia delineada e os resultados preliminares do processo de constituição da rede nacional com os centros de investigação nacionais – EATRIS Portugal node.

Irá decorrer esta semana em Ljubljana (11-12/12/2018) uma outra reunião - Combined Platform Meeting – onde se farão representar cinco centros de investigação nacionais que formalizaram recentemente as suas candidaturas a esta rede. Sob o tema Multimodal Approaches in Translational Medicine, esta reunião de trabalho é uma oportunidade de partilhar conhecimentos e capacidades que a comunidade EATRIS tem para criar soluções globais, adotando uma estratégia multimodal baseada na complementaridade dos seus recursos tecnológicos.


Análise de Medicamentos “Centralizados”

Realizou-se, em Copenhaga, nos passados dias 14 e 15 de novembro, a reunião anual dos laboratórios oficiais de comprovação da qualidade de medicamentos (OMCL - Official Medicines Control Laboratories) para estabelecimento do programa europeu de análise de medicamentos de avaliação centralizada (avaliação efetuada pela Agência Europeia de Medicamentos - EMA). Este programa foi criado em 1999 com o objetivo de estabelecer uma abordagem coordenada de comprovação da qualidade dos medicamentos de avaliação centralizada. A EMA patrocina e é responsável pelo programa, com a seleção dos medicamentos a analisar, sendo da responsabilidade da EDQM coordenar as atividades de colheita das amostras nos vários estados membros, pelos serviços de inspeção nacionais e análise laboratorial pelos OMCL.

Foi estabelecido um novo contrato entre a EMA/EDQM, para o período 2019-2023, que define, para além do programa de análise dos medicamentos inovadores, programas para análise de medicamentos genéricos, medicamentos biossimilares, medicamentos em distribuição paralela e substâncias ativas (APIs).

Em 2019 serão analisados um total de 45 medicamentos inovadores, dos quais 37 são medicamentos para uso humano (21 medicamentos químicos e 16 medicamentos biológicos). O Infarmed foi selecionado pela EMA/EDQM para análise de 4 medicamentos biológicos inovadores, sendo um dos 3 países (com a França e Alemanha) que mais medicamentos centralizados analisam, neste programa europeu.

No âmbito da análise de medicamentos genéricos centralizados, foram selecionadas 3 campanhas europeias para 2019, tendo o Infarmed sido selecionado para estabelecimento do programa de comprovação de qualidade de uma das campanhas europeias.


Infarmed acolhe reunião da Comissão de Acompanhamento para Sustentabilidade e o Desenvolvimento do Serviço Nacional de Saúde

No passado dia 5 de dezembro realizou-se no INFARMED a última reunião da Comissão de Acompanhamento sobre o Compromisso para a Sustentabilidade e o Desenvolvimento do Serviço Nacional de Saúde, vigente para o triénio 2016-2018.

Ao longo dos últimos 3 anos, a Comissão de Acompanhamento desenvolveu a sua atividade através da colaboração ativa de todos os Membros, por via da identificação dos temas considerados prioritários e, por outro lado, do estimulo à participação de convidados externos para a participação e discussão desses temas.

Relembramos que no dia 23 de fevereiro de 2016 foi assinado o Compromisso para a Sustentabilidade e o Desenvolvimento do Serviço Nacional de Saúde entre o Ministério da Saúde e as associações representativas do sector dos medicamentos e dispositivos médicos, que visou identificar os princípios estratégicos para o triénio 2016-2018 no sentido de criar um ambiente favorável à promoção da saúde e à garantia de sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde.


Estatística do Medicamento e Produtos de Saúde

Foi publicado no website do Infarmed o relatório anual Estatística do Medicamento e Produtos de Saúde 2017.

A relevância desta publicação prende-se com a possibilidade do Infarmed transmitir aos seus parceiros nacionais e internacionais, informação compilada sobre o mercado ambulatório de medicamentos em Portugal e sobre as atividades desenvolvidas nas áreas de competência e de regulação.

De destacar ainda que, sendo uma publicação bilingue, apresenta-se como uma fonte de informação dirigida igualmente aos parceiros internacionais, possibilitando maior conhecimento sobre a realidade nacional no contexto do sector do medicamento e atividade farmacêutica, bem como dos produtos de saúde.

A estrutura da Estatística do Medicamento e Produtos de Saúde 2017, encontra-se dividida em sete macro capítulos, permitindo uma visão alargada do mercado nacional em ambulatório, cujos subcapítulos proporcionam informação com maior detalhe.

Poderá consultar o documento no website do Infarmed.