119

N.º Edição


Workshop para melhorar a disponibilidade de medicamentos na UE

O Grupo de Trabalho (GT) conjunto Agência Europeia de Medicamentos (EMA)/Agências de Medicamentos da UE (HMA), e que tem vindo a desenvolver esforços no sentido de estudar e prevenir a falta/rutura de medicamentos na União Europeia (UE), está a organizar um workshop de dois dias (8-9/nov) na EMA, em Londres, para recolher as perspetivas dos stakeholders sobre a melhor abordagem aos potenciais problemas relativos ao fornecimento de medicamentos e como evitar a sua escassez.

O objetivo deste workshop será melhorar a disponibilidade de medicamentos para uso humano e veterinário autorizados na UE, permitindo desenvolver e coordenar ações para uma melhor prevenção, identificação, gestão e comunicação de questões que possam afetar a disponibilidade de medicamentos, a fim de melhorar a continuidade do fornecimento de medicamentos para uso humano e veterinário em toda a Europa.

Durante o dia 9 o workshop será transmitido via webstreaming no site da EMA.
O GT é constituído por representantes da EMA, Comissão Europeia e Autoridades Nacionais Competentes, os chairs dos Grupos de Coordenação para os Procedimentos de Reconhecimento Mútuo e Descentralizado de medicamentos de uso humano (CMDh) e de uso veterinário (CMDv), o Grupo de Trabalho Inspetores de Boas Práticas de Fabrico e Distribuição (GMP/GDP), o Grupo de Trabalho de Profissionais de Comunicação HMA (WGCP) e o Grupo de Trabalho da Estratégia Europeia de Vigilância (ESS WG).


Projeto INCLUIR - Infarmed e ENSP-NOVA
estabelecem parceria para capacitar doentes

O Infarmed e a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP-NOVA) estabeleceram uma parceira, no âmbito do projeto INCLUIR, que prevê a realização de ações de formação dirigidas às associações de doentes. O objetivo é capacitar os doentes e seus representantes para promover o seu envolvimento em processos do Infarmed, como a avaliação de tecnologias de saúde, a notificação de efeitos adversos associados à utilização de medicamentos, as roturas de stock, os medicamentos falsificados e a recolha de experiências sobre a utilização de medicamentos ou produtos de saúde.

O Projeto INCLUIR surgiu da vontade de estruturar o relacionamento do Infarmed com as pessoas com doença e as entidades que as representam. Tem como objetivos promover uma maior proximidade e regularidade neste relacionamento, numa lógica de benefício mútuo, possibilitar que as entidades representantes de pessoas com doença possam construir posições mais informadas sobre os processos do Infarmed e que o Infarmed possa incluir nas suas atividades a perspetiva da pessoa com doença, a sua experiência, necessidades e preferências, bem como as dos seus cuidadores e familiares.


Infarmed organiza workshops sobre novos regulamentos de Dispositivos Médicos

Enquanto Autoridade Competente para os dispositivos médicos (DM), o Infarmed organiza, entre os dias 13 e 15 de novembro de 2018, workshops sobre os Novos Regulamentos dos DM e dos DM para diagnóstico in vitro, com o objetivo de oferecer uma visão global sobre as novas regras e requisitos no âmbito dos novos regulamentos europeus, contribuindo para a sua adequada e atempada implementação.

Estes novos regulamentos são de aplicação direta (não é necessária transposição para a legislação nacional), estando previsto um período transitório de três anos para o regulamento dos DM, e de cinco anos para o dos DM para diagnóstico in vitro, após a data da publicação.

Estes workshops têm vários painéis, sendo cada um deles dirigido a um público-alvo específico. Embora uma mesma entidade possa inscrever-se em vários painéis deverá, no entanto, selecionar as suas preferências considerando a(s) sua(s) principal(ais) área(s) de atuação.

Pode aceder aqui a mais informação.


Novo boletim de Farmacovigilância

Uma das atribuições do Infarmed é promover o acesso dos profissionais de saúde e dos consumidores às informações necessárias à utilização racional dos medicamentos e produtos de saúde.

Nesta edição do Boletim de Farmacovigilância destacamos a implementação de novas medidas de minimização do risco de reações adversas hepáticas graves com Esmya®, medidas que foram também divulgadas através de comunicações dirigidas aos Profissionais de Saúde, também disponíveis no site do Infarmed (anexo 1 & anexo 2)

Nesta edição, entre outras informações, será ainda possível aceder aos mais recentes materiais educacionais e às comunicações dirigidas aos profissionais de saúde.