115

N.º Edição


PharmaPortugal lança brochura para enquadrar atividade farmacêutica nacional

No âmbito do projeto PharmaPortugal, o Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P., a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E. P. E. (AICEP) e a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA) lançam hoje um folheto institucional que enquadra a atividade da indústria farmacêutica nacional e o posicionamento de Portugal no Sistema Regulamentar Europeu do Medicamento. 

Intitulado “Pharmaceuticals in Portugal – Your partner in Europe” o folheto pretende agregar informação essencial sobre o sistema português do medicamento, e o seu posicionamento no quadro regulamentar europeu, a capacidade da indústria farmacêutica de base produtiva nacional e sobre as oportunidades de apoio à internacionalização da economia portuguesa.

Este suporte de comunicação, para ser divulgado pelas empresas, rede do AICEP/Embaixadas e disponibilizado nos respetivos websites dos seus promotores, servirá como um documento auxiliador das empresas nos seus processos de internacionalização, aumentando a visibilidade de Portugal e dando a conhecer a realidade do seu sistema farmacêutico, empresarial e regulatório. 

O projeto PharmaPortugal, uma parceria desenvolvida entre o Infarmed, as empresas associadas da APIFARMA e o AICEP, teve início em 2005, com a celebração do primeiro acordo (renovado em 2013) e tem como objetivo promover a exportação e internacionalização das empresas farmacêuticas que produzam e exportem medicamentos e outros produtos de saúde a partir de Portugal.


3rd International Symposium on BA/BE
of Oral Drug Products

No âmbito das comemorações do seu 25º aniversário, o INFARMED - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. acolhe e apoia o 3rd International Symposium on BA/BE of Oral Drug Products - Biopharmaceutis meets Galenics (BA/BE 2018), que se realiza nos dias 11 e 12 de outubro, organizado pela International Pharmaceutical Federation (FIP).

Este terceiro simpósio é realizado em Lisboa, Portugal, com o Infarmed com parceiro. O tema principal do simpósio "Biofarmacêutica e Galênica" foi escolhido para enfatizar a importância da integração da ciência biofarmacêutica no desenvolvimento de formulações orais de medicamentos. Com uma ciência correta em biofarmacêutica e uma tecnologia avançada para a formulação de fármacos orais, é possível maximizar os efeitos terapêuticos e minimizar os inconvenientes do paciente aumentando assim a sua qualidade de vida.

Os objetivos finais deste simpósio são, além de compreender as ciências atualizadas em biofármacos na absorção oral de drogas, rever a metodologia para integrar a ciência no desenvolvimento de melhores formulações orais e as tecnologias avançadas da administração oral de medicamentos e o estado atual da regulamentação para medicamentos orais na UE, EUA e Ásia para propor padrões internacionais de harmonização.

Mais informações no website do Infarmed.


Sistema de dispositivos de segurança em medicamentos

O Infarmed publicou no seu website um documento que pretende esclarecer os intervenientes do circuito do medicamento, relativamente à implementação de dispositivos de segurança, a legislação e sua aplicabilidade.

Este sistema vai permitir a deteção de medicamentos falsificados na cadeia legal do medicamento pela identificação individual das embalagens de medicamentos (Identificador Único) e pela adoção de mecanismos que permitem comprovar a inviolabilidade dessas mesmas embalagens (Dispositivo de prevenção de adulterações).

Este documento de perguntas e respostas foi elaborado de acordo com o contexto jurídico e informação existentes no momento da sua publicação e tendo em consideração as recomendações emitidas pela Comissão Europeia através do seu próprio documento de perguntas e respostas que se encontra atualmente em vigor e sem prejuízo de quaisquer alterações que possam surgir no futuro.

O presente documento pretende apenas clarificar algumas questões que este sistema coloca, continuando a ser obrigatório, independentemente da sua publicação, o cumprimento escrupuloso dos diplomas legais supramencionados.