
Curso EudraVigilance
			  
  
			  
				  
				  
			  
				                  
				  
				  Irá decorrer, nas instalações do Infarmed, nos dias 26  a 28 de novembro de 2018, o curso The New EudraVigilance System and the  electronic reporting of ICSRs in the ISO/ICH E2B(R3) format: Hands-on Training Course, promovido pela Drug Information Association (DIA).
				  
				  Este curso incide sobre o novo EudraVigilance,  constituindo assim uma excelente oportunidade para conhecer as alterações ao  sistema decorrentes da implementação da nova guideline ICH E2B(R3), relativa à  transmissão eletrónica de informação em farmacovigilância, a qual contempla  agora os requisitos da legislação europeia de farmacovigilância de 2012.
				  
				  O curso tem um número de vagas limitado (no máximo 16  formandos), pelo que os interessados deverão fazer a sua inscrição com a maior  brevidade possível, através dos contactos constantes do programa que será  disponibilizado em breve no website do Infarmed.
			      
		      Pode aceder ao programa do curso aqui.
			  

2.ª Reunião Científica do Sistema Nacional de Farmacovigilância
    		     
    		     
	    		   
	    		   
	    		   
	    		   
	    		   
	    		   
	    		   Decorreu nos passados dias 20 e 21 de setembro a  segunda reunião científica do Sistema Nacional de Farmacovigilância.
	    		   
	    		   Prosseguindo uma estratégia de descentralização  geográfica, a reunião foi coorganizada entre o Infarmed e a Unidade de  Farmacovigilância do Porto, tendo lugar na Faculdade de Medicina da  Universidade do Porto. 
	    		   
	    		   Apesar de ser ainda uma iniciativa recente, é já  evidente o elevado interesse de todos os participantes em apresentar propostas  de investigação na área da farmacovigilância e da farmacoepidemiologia,  permitindo uma franca partilha de conhecimentos e experiências, de grande  utilidade para todos. 
	    		   
	    		   Tal como na reunião anterior, os temas apresentados  foram muito variados, cobrindo aspetos metodológicos (como o uso de novas  metodologias estatísticas aplicadas à Farmacovigilância) ou de implementação  (novas estratégias de deteção, ou de promoção da notificação, de reações  adversas a medicamentos) ou estudos na área da segurança de utilização de  grupos específicos de fármacos e/ou patologias. 
	    		   
	    		   A iniciativa foi largamente saudada por todos os  participantes, destacando-se o número elevado de propostas de investigação  apresentadas (cerca de 10 projetos no total), bem como o facto de estas  reuniões contribuírem para uma maior e melhor integração das Unidades de  Farmacovigilância e da DGRM num Sistema Nacional de Farmacovigilância  plenamente efetivo. 
    		       
A próxima iniciativa terá lugar no 1.º semestre de  2019 e será co-organizada com a Unidade de Farmacovigilância dos Açores.
	  

Via Verde do Medicamento
    		     
    		     
	    		   
	    		   
	    		   
	    		   
	    		   
    		   
	    		   Decorreu no passado dia 27 de setembro uma reunião da  Comissão Operacional de Acompanhamento da “Via Verde do Medicamento”, que  contou com a presença de elementos do Infarmed, ANF, AFP, APIFARMA, ADIFA e  GROQUIFAR, bem como uma representante da IASAÚDE, I.P.-RAM, que efetuou um  ponto de situação relativamente ao alargamento do mecanismo à Região Autónoma  da Madeira.
    		       
O Infarmed recebeu ainda as várias entidades parceiras  da “Via Verde do Medicamento”, nomeadamente representantes dos 10  distribuidores por grosso e 16 titulares de Autorização de Introdução no  Mercado (AIM) que estão atualmente a participar no mecanismo. Esta reunião teve  como objetivo efetuar um ponto de situação do mecanismo, volvidos mais de 2  anos desde a sua implementação em território Continental, e recolher o feedback  dos stakeholders.	  

Outubro – Mês Europeu da Cibersegurança
	    		   
	    		   O mês  de outubro foi convencionado por toda a Europa como o “Mês Europeu da  Cibersegurança”. Assim, durante o próximo mês serão realizadas diversas  iniciativas por toda a Europa com vista à sensibilização dos cidadãos para os  perigos do ciberespaço.
    		       
A  equipa da Direção de Sistemas e Tecnologias de Informação do Infarmed, alinhada  com o tema e com a consciência de que a cibersegurança é uma responsabilidade  partilhada por todas as organizações e cidadãos, junta-se ao Centro Nacional de  Cibersegurança promovendo um conjunto de iniciativas junto dos colaboradores,  que tem como objetivo contribuir para o aumento da segurança do ciberespaço  português. Estas ações passarão por fornecer informação diária sobre  cibersegurança, sessões de esclarecimento sobre o tema e ainda sessões de  esclarecimento. 
	  

Agência Europeia do Medicamento com novo website
	   
    		   
	    		   
	    		   
    		   
	    		   A  Agência Europeia do Medicamento (EMA) lançou esta quinta-feira uma nova versão  do seu website. O seu endereço mudou (www.ema.europa.eu) e o website apresenta  algumas novidades com vista a melhorar a experiência do utilizador.
	    		   
	    		   Além  de uma ferramenta de pesquisa mais robusta e um design adaptável e  mais "user friendly" para dispositivos móveis, conta ainda com URL  simplificados e um design atualizado para permitir uma navegação mais  fácil e uma experiência de consulta mais simplificada.
	    		   
	    		   Segundo Guido Rasi, Director-Executivo da  EMA, "esta nova versão do site vai  contribuir para melhorar a comunicação entre agência, parceiros e stakeholders,  incluindo a Comissão Europeia e diferentes redes de trabalho, e servir de  suporte para que a EMA chegue mais facilmente aos cidadãos da União Europeia  fornecendo-lhes informação acessível e fiável no que respeita a medicamentos".
	    		   
	    		   O  objetivo foi garantir que o novo website entraria em funcionamento  antes da mudança para Amesterdão ficar concluída embora se encontre localizado  na cloud independentemente da localização física da agência.
	    		   
	    		   O  conteúdo e a estrutura mantêm-se e, embora o endereço principal tenha sido  alterado, os URL antigos continuarão a funcionar através de redireccionamento  automático. Apesar de este redireccionamento não ter prazo para terminar, a EMA  sugere que os seus utilizadores vão, ao longo do tempo, atualizando as ligações  eventualmente guardadas.
    		       
   		       Este  novo site foi otimizado para as versões mais atuais dos  diferentes browsers.
	  
 
			
