11

N.º Edição

Portugal recebe ministros da Saúde europeus
em novembro

O Infarmed vai receber esta quinta-feira, dia 8 de setembro, vários representantes do Ministério da Saúde holandês, entre os quais o Diretor de Assuntos Farmacêuticos e Tecnologia Médica. O objetivo do encontro é promover a preparação da reunião de ministros da Saúde europeus, que vai realizar-se em Portugal em novembro.

A reunião vem no seguimento da que foi realizada em maio, em Haia, no qual estiveram presentes o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e o presidente do Conselho Diretivo do Infarmed, Henrique Luz Rodrigues.

Sob a forma de mesa-redonda, mantém-se a intenção de envolver a indústria farmacêutica na reunião de novembro, de forma a criar  sinergias que permitam articular os novos modelos de negócio do setor farmacêutico com a sustentabilidade dos sistemas de saúde europeus e os modelos de financiamento das novas tecnologias de saúde. A obtenção de resultados concretos e partilhados para financiamento da inovação é um dos objetivos a alcançar.

Medicamentos órfãos associados a 15%
das Autorizações de Utilização Excecional

Quase 200 pessoas portadoras de doenças raras foram tratadas até agosto com recurso a autorizações de utilização excecional (AUE). As AUE para as doenças raras correspondem já a 15% do total de AUE solicitadas ao Infarmed.

O atalureno, para a Distrofia Muscular de Duchenne, nintedanib e pirfenidona, para a fibrose pulmonar idiopática, e brentuximab vedotina, para linfomas raros, foram alguns dos medicamentos para os quais o Infarmed autorizou dezenas de AUE este ano.

Além dos 182 tratamentos aprovados com AUE – utilizadas nos casos em que estão a decorrer processos negociais com as empresas ou em que a empresa envolvida não pediu financiamento para o medicamento – os doentes podem ser tratados com medicamentos já aprovados no SNS. Só no primeiro semestre foram investidos 39,3 milhões de euros em medicamentos órfãos.

Infarmed participa na reunião dos responsáveis
das Agências do Medicamento

O Conselho Diretivo (CD) do Infarmed participa entre os dias 5 e 7 de setembro na 85.ª reunião da HMA (Chefes das Agências do Medicamento), que se realiza em Bratislava.

Entre os temas em destaque estarão a implementação do plano multianual do sistema europeu do medicamento e outras matérias de relevância a nível europeu, como a existência de problemas de disponibilidade de medicamentos no mercado europeu ou o acesso a medicamentos inovadores. Este último tema foi eleito como prioritário pela presidência eslovaca da União Europeia.

Helder Mota Fillipe, vogal do CD do Infarmed, irá fazer um balanço do grupo de trabalho que Portugal está a liderar: o Benchmarking das Agências Europeias do Medicamento (BEMA). O quarto ciclo de auditorias às diversas agências iniciou-se recentemente.

Durante estes três dias haverá reuniões relacionados com medicamentos de uso humano, uso veterinário, mas também sessões conjuntas.