
Dia Mundial das Hepatites
			  
  
			  
				  
				  Mais de dez mil doentes  com Hepatite C ficaram curados nos últimos três anos com os medicamentos  antivíricos de ação direta. Desde que foi aprovado o primeiro medicamento de  nova geração, foram realizados 20367 tratamentos no Serviço Nacional de Saúde,  segundo dados da Plataforma Hep C do Infarmed, números que ultrapassaram as  primeiras estimativas de 13 mil doentes em dois anos.
				  
				  A percentagem de sucesso  mantém-se elevada (96,6%), tendo ficado curados 10664 doentes dos 11041 que já  tiveram resultados após o tratamento. Atualmente existem oito medicamentos  distintos. Os mais recentes permitem tratamentos de menor duração - oito  semanas em vez das habituais 12  e que têm melhores resultados para os  genótipos 2 e 3, com taxas de cura inferiores. Neste momento existem outros  medicamentos em avaliação.
			      
Dois anos e meio do início  do tratamento universal e gratuito destes doentes, verifica-se que os doentes  estão a ser tratados em fases cada vez mais precoces da doença. Segundo dados  do Infarmed, 57,3% dos doentes em tratamento em 2015 encontravam-se em estádios  avançados da doença, com fibrose grave e fibrose severa ou cirrose (F3 e F4).			  

Truvada – Esclarecimento
    		     
    		     
	    		   O Tribunal Europeu de  Justiça clarificou a validade do certificado complementar de proteção (patente)  do medicamento TRUVADA uma combinação de duas substâncias ativas distintas (emtricitabina + tenofovir disoproxil). 
	    		   
	    		   Segundo esta decisão, a  patente de base que existe cobre apenas o tenofovir disoproxil e, portanto, não  cobre a combinação das duas substâncias. Ou seja, o especialista deste processo  entendeu que a emtricitabina não está abrangida na invenção coberta por  patente.
	    		   
	    		   Este parecer foi  apresentado ao Tribunal no âmbito de um litígio que opõe a Teva UK Ltd, a  Accord Healthcare Ltd, a Lupin Ltd, a Lupin (Europe) Ltd e a Generics (UK) Ltd,  agindo sob o nome comercial «Mylan» à Gilead Science Inc., a respeito da  validade deste certificado (patente). 
	    		   
	    		   Este pedido foi realizado  ao abrigo e a respeito do Direito Comunitário. Caberá agora ao Tribunal inglês  confirmar esta decisão.
	    		   
	    		   Em Portugal existe  atualmente uma ação em tribunal, que ainda está em curso. Esta decisão do  Tribunal Europeu de Justiça pode agora ser utilizada e contribuir para a tomada  de decisão, que é sempre feita a nível nacional.
    		       
Em Portugal esta é a  substância ativa com maior volume de encargos nos hospitais. Em 2017  representou um encargo de 48,2 milhões de euros, apesar de a despesa ter caído  13,6% face ao ano anterior.	  

Infarmed Notícias
	   
    		   
	    		   Foi publicado esta  semana a 66ª edição do Infarmed Notícias. 
	    		   
	    		   Nesta edição,  destacamos a entrevista da Presidente do Infarmed, Professora Maria do Céu  Machado, que faz um balanço do primeiro ano à frente da instituição, abordando  ainda temas como o 25º aniversário do instituto, os projetos em desenvolvimento  para o futuro e a deslocalização do Infarmed.
	    		   
	    		   Entre outros  destaques, o fórum do Infarmed foi outros dos temas em destaque nesta edição,  com enfoque no “papel das pessoas na melhoria do acesso e dos cuidados  de saúde”. A assinatura da escritura pública da AICIB – Agência de Investigação  Clínica e Inovação Biomédica, em que o Infarmed participa ativamente na sua  criação e o reforço na cooperação ao combate a medicamentos falsificados, no  12º Encontro das Autoridades Competentes de Medicamentos dos Países Ibero-americanos  (EAMI) foram outros dos assuntos explanados nesta edição.
    		       
    		       Damos ainda relevo aos  estudos apresentados sobre medicamentos utilizados em pediatria dos 0 aos 19  anos em Portugal continental e a realidade dos medicamentos genéricos em  Portugal entre 2013 e abril de 2018.      
	  
 
			
