Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica
inicia instalação
O Infarmed, a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA) e o Health Cluster Portugal (HCP) assinaram, no dia 5 de julho, a escritura pública que cria a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB).
À AICIB compete promover a investigação clínica nomeadamente de translação e a inovação biomédica, contribuindo para tornar Portugal num país atrativo para a condução de investigação clínica de qualidade.
O financiamento será partilhado entre o Estado (FCT e INFARMED) e o sector privado (HEALTH CLUSTER e APIFARMA), de modo a atingir um orçamento anual de investimento de pelo menos 15 milhões de euros até 2023.
São membros da Comissão Instaladora, por um período de até 6 meses, Isabel Caetano (Coordenadora), Margarida Menezes Ferreira do Infarmed, António Rendas, Manuel Gonçalves, Catarina Resende Oliveira e Raquel Seruca.
Infarmed acolhe 3º Simpósio Internacional
“Biopharmaceutics meets Galenics (BA/BE 2018)”
O Infarmed vai acolher o terceiro simpósio internacional de Produtos Farmacêuticos Orais organizado pelo Bioavailability/Bioequivalence (BA/BE) Focus Group in FIP's Special Interest Group on Regulatory Science.
Este terceiro simpósio é realizado em Lisboa, Portugal, e terá o Infarmed como copatrocinador. O tema principal do simpósio "Biofarmacêutica e Galénica" foi escolhido para enfatizar a importância da integração da ciência biofarmacêutica no desenvolvimento de formulações orais de medicamentos.
O programa está disponível no website do Infarmed.
Poderá fazer aqui a sua inscrição.
Atualizada lista de lotes de medicamentos
com valsartan cuja venda foi suspensa
O Infarmed atualizou a numa circular informativa a lista de lotes de medicamentos contendo valsartan cuja comercialização foi suspensa. Esta decisão deveu-se à identificação de uma impureza nos medicamento contendo a substância ativa valsartan produzida pelo fabricante Zhejiang Huahai Pharmaceuticals, tal como referiu a circular informativa publicada no dia 5 de julho.
Esta atualização surge depois de algumas empresas terem enviado informação adicional sobre os medicamentos de que são titulares
Os utentes que estejam na posse dos lotes de medicamentos objeto desta recolha podem solicitar a sua substituição por um lote de medicamento não afetado, nos locais onde os compraram, mesmo que as embalagens já tenham sido encetadas/utilizadas.
As unidades recolhidas devem ser creditadas às farmácias e distribuidores por grosso pelas entidades que os forneceram.
O Infarmed continuará atualizar as informações sobre este caso, no âmbito do processo coordenado com as demais agências europeias do medicamento.