01

N.º Edição

Notícias Semanais em newsletter

O INFARMED, I.P. lança hoje o primeiro número da sua newsletter semanal. O objetivo será a divulgação a todos os seus parceiros e diferentes públicos de informação relevante no âmbito da sua atuação enquanto regulador na área do medicamento e dos produtos de saúde.

Nesta primeira edição, destaca-se a entrevista do presidente do Conselho Diretivo, Henrique Luz Rodrigues ao Jornal de Notícias e a conferência sobre os medicamentos biossimilares, que irá realizar-se no auditório do Infarmed no dia 30 de junho

Mais celeridade no acesso à inovação – Entrevista com Henrique Luz Rodrigues

Um acesso mais célere aos medicamentos verdadeiramente inovadores e nas melhores condições para o sistema de saúde, que tem de ser sustentável.

Esta é uma das prioridades defendidas numa entrevista ao Jornal de Notícias por Henrique Luz Rodrigues, que preside ao Conselho Diretivo do INFARMED desde janeiro.

A escolha dos melhores tratamentos em prazos mais reduzidos irá ser possível com a recentemente nomeada bolsa de cem peritos da Comissão de

Avaliação das Tecnologias de Saúde (CATS), um tema abordado nesta entrevista, tal como a estratégia para os dispositivos médicos ou os perigos dos medicamentos contrafeitos e/ou ilegais.

Segurança e qualidade dos biossimilares em conferência

No dia 30 de junho, o INFARMED vai receber no auditório a Conferência “Medicamentos Biossimilares – o Estado da Arte”, onde será analisada a experiência nacional e de países como a Noruega e a Dinamarca no tratamento com estas alternativas aos medicamentos biológicos.

O evento contará com a presença do ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes na sessão de abertura e será encerrado pelo Presidente do Conselho Diretivo do INFARMED, Henrique Luz Rodrigues. Destaque ainda para a presença de Ana Hidalgo-Simon, da Agência Europeia do Medicamento.

Portugal tem já cerca de duas dezenas de medicamentos biossimilares disponíveis, que chegam a atingir poupanças acima de 50% face aos biológicos.

O programa está disponível no site do Infarmed

Incentivos e união entre países para garantir acesso à inovação

O Conselho de ministros da União Europeia quer aumentar o acesso dos doentes a medicamentos essenciais e a preços comportáveis. Neste sentido, convidou os países a unirem-se em torno de estratégias comuns para a definição de preços e de regras para a comparticipação de medicamentos.

O Conselho de Emprego, Política Social, Saúde e Consumidores (EPSCO), reunido no Luxemburgo nos dias 16 e 17 de junho, aprovou um documento com conclusões, como a necessidade de incentivar o investimento em medicamentos para áreas que não têm respostas terapêuticas.

O ministro Adalberto Campos Fernandes e o Presidente do Conselho Diretivo do INFARMED, Henrique Luz Rodrigues, participaram neste encontro e em sessões paralelas com os diversos Estados membros.

Debate em Cuba sobre o presente e o futuro das agências reguladoras

As agências ibero-americanas do medicamento estiveram reunidas esta semana em Cuba para debater a sua atividade presente e futura, durante o XI Encontro de Autoridades Competentes em Medicamentos dos Países Ibero-americanos.

O INFARMED esteve representado pelo seu presidente Henrique Luz Rodrigues no painel de abertura sobre regulação dos medicamentos. Estiveram ainda em debate matérias como os medicamentos biológicos e biossimilares, ensaios clínicos e regulamentação.

Maria João Portela, a diretora do Laboratório do INFARMED e Maria João Morais, o ponto de contacto nacional para os medicamentos falsificados, apresentaram as estratégias portuguesas nestas matérias.